Publicado por: Evil Twin sista | abril 12, 2011

Missing the “Gaucho” way

Certo, agora entendo porque do sudeste para cima, ninguem gosta de gaucho.

Um mes aqui e as diferencas sao gritantes. Estou me sentindo em um Acre com mais estrutura e opcoes de entretenimento. E de Acre eu entendo, portanto, sei do que estou falando.

Onde isso se relaciona ao Gaucho? Mesmo vindo de uma cidade onde o povo nao pode ser chamado de o mais amistoso e acolhedor do RS, ainda assim, nao ha lugar como o Rio Grande. Gracas a seja la quem, educacao ainda e’ o nosso forte, e organizacao e trabalho tambem!

A cada dia vejo coisas que me deixam mais de queixo caido. Hoje fomos no plano de saude solicitar consulta e fazer o cadastro local. Senhor dai-nos paciencia! Para realizar qualquer exame, voce precisa primeiro ir no laboratorio, solicitar o codigo do exame, depois ir no plano de saude, solicitar a requisição para o exame, depois voltar para o laboratorio para poder faze-lo. SANTA PREGUIÇA!! E nos reclamávamos de Santa Cruz. Custa ter o bloco de codigos la? E’ so procurar gente!! Sem falar que medico, apenas nos hospitais, e pra completar, o convenio nao e’ com o hospital, e’ apenas com o medico. Onde ja se viu isso??

Mass, por outro lado, acabamos descobrindo algo bom nessa jogada. Fomos no postinho da rua, e eles fazem cartao do sus la mesmo, de plastico, estilo cartao de credito com todos os seus dados NA HORA! Detalhe: o postinho e’ uma biboquinha de aparencia nao muito agradavel que possui ate medico homeopata! E ainda por cima, conseguimos consulta para o dia seguinte. Parabens para a saude municipal de Uberlandia! Minha mae conseguiu fazer meu cartao sem sequer eu estar presente. Pelo menos isso eles poderiam ensinar pra Santa Cruz.

De resto, motorista nao conhece sentido de trafego. Se voce espera adivinhar a mao de uma rua olhando em que sentido os carros estao estacionados ou trafegando, esqueça! Em uma comparacao com Santa, la o transito e’ completamente desorganizado e convenhamos que as vezes e’ uma aventura dirigir. Aqui, o trafego ate que flui com facilidade, a engenharia de transito e’ impecavel com varias perimetrais pela cidade e voce chega rapidinho onde quer, entretanto, falta educacao por parte dos motoristas e especialmente motociclistas. Ja consegui levar um arranhao de um motoqueiro que insistiu que “dava para passar” entre meu carro e o que estava no semaforo ao meu lado. Juro que se tivesse pensado rapido teria aberto a porta so pra derrubar ele.

Fora isso, “encostadinhas” parecem ser tao legais aqui quanto cumprimentar alguem sorrindo. Povo nao da valor a seus bens nao? Nao sei se todo o mundo e’ rico aqui, mas la em casa, comprar um carro foi suado. Sao essas e outras que me fazem pensar constantemente que voltei ao Acre. Lamentavel! Mas pelo menos aqui ainda nao encontrei nenhuma cobra nas ruas.

Tem muita gente querida? Tem. Simpatia foi distribuída a rodo, mas a educação esquecida.

De resto, pessima arquitetura, empreiteiras que conseguem a proeza de construir predios onde nenhuma parede e’ reta (sim, estou falando de onde moro mesmo!), infiltracoes em todo e qualquer local que ja adentrei desde que estou aqui… e querem reclamar dos Gauchos?

Sim, gaucho e’ povo orgulhoso, e’ exigente, e pode ate acabar sendo arrogante de vez em quando, mas lidera pelo exemplo! Se somos tudo isso, e’ porque gostariamos que os lugares para onde vamos, sejam tao bons quanto o de onde saimos. Sabemos que e’ possivel pois fazemos assim, apenas nao entendemos porque no destino nao funciona da mesma forma.

Sinto falta da minha terra.

“SIRVAM NOSSA FAÇANHAS DE MODELO A TODA TERRA”

 

Deixe um comentário

Categorias

